• Home
  • / Blog
  • / Citroën – Como surgiu a tradicional montadora?

Citroën – Como surgiu a tradicional montadora?

Citroën Carro
30 de novembro de 2020

Continuando a nossa série especial sobre grandes montadoras automobilísticas, hoje o assunto é a tradicional francesa Citroën! A marca possui inúmeras curiosidades e a sua história receberá a merecida atenção ao longo deste conteúdo.

Quer entender melhor como tudo começou, conhecer os lançamentos 2020/2021 e muito mais? Continua a leitura!

História da Citroën

A história da Citroën começou com André Citroën que desenvolveu um tipo de engrenagem com dentes em formato de V, mais de um século atrás. Aliás, foi justamente essa invenção que virou o símbolo da montadora, já batizado de duplo Chevron.

Por conta do grande sucesso da criação, logo passou a ser fabricada em larga escala. Ou seja, andré havia dado o primeiro salto como empresário.

Aproveitando parte de suas instalações fabris, ele iniciou uma ousada e própria empreitada. O resultado foi o primeiro carro da marca, conhecido apenas como “Tipo A”, lançado em 1919.

O fundador da marca não media gastos com novas tecnologias. Contudo, isso teve um lado ruim: André acumulou muitas dívidas ao investir em fábricas no decorrer da década de 20. Quando a crise de 29 se consolidou, as suas despesas tornaram-se impagáveis e a empresa teve falência decretada.

O industrial acabou transferindo as próprias ações para a família Michelin, que fornecia-lhe pneus, em 1934.

Esse foi justamente um dos últimos capítulos da trajetória de André Citroën. Ele morreu em 1935, aos 57 anos, vítima de um câncer de estômago. Porém, ainda pôde ver o sucesso de seu último produto, que chegou ao mercado em 1934: o Traction Avant. O primeiro carro icônico da marca.

Citroën no Brasil

Apesar da história centenária e da participação ativa em diferentes mercados, a Citroën só chegou de fato ao Brasil em 2001. Antes disso, a gente só conhecia a marca como importadora.

No dia 1º de fevereiro daquele ano, a empresa inaugurava sua fábrica em Porto Real (RJ). Essa unidade industrial também fabrica, desde o início, veículos Peugeot, com a qual a marca do Duplo Chevron formou, em 1976, o Grupo PSA.

Lançamentos da Citroën em 2020/2021

Agora que conhecemos melhor a história da Citroën, o que acha de checar os principais lançamentos da montadora para a temporada 2020/2021? Separamos abaixo os destaques:

Nova geração do C3

Após o lançamento do novo Peugeot 208, o Grupo PSA prepara o terreno para a terceira geração do C3 para 2021. Ele será fabricado em Porto Real (RJ) e deve chegar no final do primeiro semestre.

Devido a uma mudança na estratégia de mercado da Citroën, o C3 será reposicionado. Enquanto a atual geração está no mesmo patamar do Peugeot 208, o novo será situado em uma faixa inferior. Ou seja, custará menos. Para isso acontecer, o projeto brasileiro será mais simples que o similar europeu. O motor 1.6 16V, comum aos dois hatches, será mantido.

Citroën C4 Cactus

O Citroën C4 não teve grandes destaques desde que estreou há dois anos, mas o modelo C4 Cactus tem uma série especial na linha 2021 para enfrentar a concorrência pesada do Chevrolet Tracker, VW T-Cross e companhia.

Batizada de C-Series, a configuração está toda baseada na Feel, mas vez com detalhes exclusivos limitados a 300 unidades.

O preço é de R$ 99.990 – R$ 3 mil a mais em relação a versão Feel.

O C4 Cactus C-Series pinta as capas dos retrovisores, molduras dos faróis de neblina e air bumps das portas dianteiras de vermelho. Já o emblema alusivo da série especial está em relevo nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas. Já as rodas são de liga leve de 17 polegadas e pintadas em preto

Projeto CC 21

O último lançamento mencionado está repleto de mistérios. Sabemos que a Citroën trabalha com um novo hatch para substituir o C3. Contudo, não podemos afirmar ainda se ele herdará o nome do modelo presente no Brasil desde 2003, uma vez que ele não seguirá as linhas da nova geração do C3 vendida na Europa.

O projeto é chamado de CC21 e tudo o que sabemos é: ele terá carroceria mais alta e dimensões bem avantajadas para contar com um bom espaço interno e também com um porta-malas espaçoso.

Carros da Citroën é aqui na Casty Motors!

Ficou interessado em comprar um carro da montadora francesa? Então, confira nosso showroom e veja os modelos disponíveis.

Novidade no nosso site!

Ciente de como o processo de comprar carro pela internet é complexo, nós decidimos facilitar a vida dos clientes! Estamos desenvolvendo uma ferramenta chamada de 360, em que mostramos fotos dos carros de nosso showroom em 360º. Em breve, essa função estará disponível no site. Não deixe de acompanhar!

Para saber mais sobre a Citroën e outras montadoras, não deixe de acompanhar o nosso blog. Estamos de olhos nas novas tendências do mercado automobilístico e traremos em primeira mão para você, principalmente sobre modelos de veículos novos e seminovos. Curta, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário.

Até a próxima!

Leia também:






Conheça nosso canal no YouTube

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone

Procurando um carro?

Conheça nosso showroom!

Showroom