• Home
  • / Blog
  • / História da Chevrolet – Conheça melhor a tradicional montadora

História da Chevrolet – Conheça melhor a tradicional montadora

Chevrolet
21 de setembro de 2020

No mercado automobilístico, alguns fabricantes de veículos conseguem atrair e preservar uma legião de fãs, principalmente com modelos icônicos ou pela busca incessante por melhorar os produtos/serviços. A Chevrolet, tradicional montadora americana, é um claro exemplo disso.

Por isso, nesse artigo separamos algumas informações interessante sobre a história da marca. Quer saber mais? Continue a leitura!

História da Chevrolet

A história da montadora é no mínimo curiosa: após um convite ao piloto Louis Chevrolet para comandar um dos protótipos produzidos para as pistas pela General Motors (GM), William C. Durant, fundador da GM, se associou ao então piloto e engenheiro, e fundou em 1911 a marca Chevrolet.

O protótipo fez sucesso nas pistas, portanto, rapidamente os carros começaram a ser produzidos em escala para serem distribuídos nas principais lojas do país. As primeiras fábricas da montadora estavam sediadas em Nova York e Michigan. Assim, surgiu uma das montadoras mais populares de automóveis.

Como toda empresa, a Chevrolet tinha objetivos ousados de expansão dos próprios negócios. Por conta de seus produtos de alta qualidade, não demorou muito para ela se consolidar e acirrar a guerra do mercado com a sua principal concorrente: a Ford.

A criação de diferentes carros para diversos públicos ganhou espaço e impulsionou a produção da montadora.

A Chevrolet expande seus negócios e começa a montar os veículos em outros países, sendo um deles o Brasil. Em 1925, foi criada aa General Motors do Brasil (GMB), com sua primeira matriz em São Paulo.

Chevrolet no Brasil

Em 1925, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, foi criada a primeira fábrica da Chevrolet no país. Mesmo com o contexto econômico mundial enfraquecido por conta da Primeira Guerra Mundial, as expectativas de venda só aumentavam. O resultado disso? Dois anos depois, o Brasil já tinha a segunda fábrica instalada, em São Caetano do Sul. Era o início de uma linha de montagem de sucesso.

Buscando atingir todos os perfis de consumidores, a empresa tem carros para todos os gostos e todos os bolsos. Alguns de seus automóveis ganharam tanta projeção no mercado nacional que fazem parte desta história de sucesso.

Relembre veículos icônicos da Chevrolet:

  • Veraneio (1964);
  • Opala (1968);
  • Chevette (1973);
  • Monza (1982);
  • Kadett (1989);
  • Ômega (1992);
  • Corsa (1994);
  • S-10 (1995).

Lançamentos da Chevrolet em 2020/2021

Agora que conhecemos melhor a história da Chevrolet, o que acha de checar os principais lançamentos da montadora para a temporada 2020/2021? Separamos abaixo os destaques:

Ônix RS 2021

O Chevrolet Ônix está perto de chegar à linha 2021. O lançamento está previsto para setembro. A grande estrela do novo ano/modelo do hatch será a versão esportivada RS, cheia de elementos para tornar o visual invocado.

Se esteticamente ele chama a atenção, sob o capô temos mais do mesmo: o motor é o já conhecido 1.0 turbo flex já usado em outras versões de Onix, Onix Plus e Tracker. Ele está aliado a um câmbio manual de seis marchas.

Trailblazer 2021

Disponível apenas na configuração Premier, com motor 2.8 turbodiesel e câmbio automático de seis marchas, o Trailblazer 2021 segue o estilo da versão High Country da S10, com destaque para a nova grade frontal e as rodas de 18″ com acabamento exclusivo.

A Chevrolet aproveitou ainda para fazer mudanças estruturais no SUV e mexer no motor turbodiesel, que segue com 200 cv e 51 kgfm mas ganhou uma nova turbina (para reduzir o turbo lag) e uma nova calibração da central eletrônica, que permitiram ao Trailblazer acelerar de 0-100 km/h em 10,3 segundos, conforme a fabricante.

Na lista de equipamentos, a grande novidade é o sistema de Wi-Fi nativo, que segundo a fábrica conta com um sinal até 12 vezes mais estável que um celular, além da multimídia MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e a câmera de ré de alta resolução.

Tracker 1.0 Turbo

Com esse ajuste estratégico, o Tracker 1.0 Turbo passa a dispor de equipamentos antes oferecidos apenas na versão 1.2 turbo, como frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, assistente de estacionamento, monitor de ponto cego, rodas de liga leve de 17 polegadas e ar-condicionado automático digital. Central multimídia MyLink com wi-fi integrado e câmera de ré e serviço OnStar já estavam disponíveis no veículo.

A mudança na linha também afeta o Tracker 1.2 Turbo, que passa a ser oferecido apenas na configuração topo de linha Premier – a qual, de acordo com a montadora, concentra a maioria das vendas do modelo com esse motor. O único item exclusivo dessa versão, além do propulsor, será o teto solar panorâmico. Os preços das novas configurações ainda não foram anunciados.

Carros da Chevrolet estão aqui na Casty Motors!

Ficou interessado em comprar um carro da montadora italiana? Então, confira nosso showroom e veja os modelos disponíveis.

Novidade no nosso site!

Ciente de como o processo de comprar carro pela internet é complexo, nós decidimos facilitar a vida dos clientes! Estamos desenvolvendo uma ferramenta chamada de 360, em que mostramos fotos dos carros de nosso showroom em 360º. Em breve, essa função estará disponível no site. Portanto, não deixe de acompanhar!

Para saber mais sobre a Chevrolet e outras montadoras, não deixe de acompanhar o nosso blog. Afinal, estamos de olhos nas novas tendências do mercado automobilístico e traremos em primeira mão para você, principalmente sobre modelos de veículos novos e seminovos. Curta, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário.

Até a próxima!

Leia também:






Conheça nosso canal no YouTube

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone

Procurando um carro?

Conheça nosso showroom!

Showroom