• Home
  • / Blog
  • / Manutenção De Freios – É Importante Fazer?

Manutenção De Freios – É Importante Fazer?

Manutenção de freios
12 de julho de 2019

Considerado um dos itens mais importantes do funcionamento de um carro, o sistema de freio deve passar por constantes avaliações, para que não traga riscos à vida dos passageiros caso aconteça algum defeito com a peça. Portanto, realizar a manutenção de freios é imprescindível para garantir a total segurança enquanto o automóvel estiver em movimento. Veja mais detalhes neste artigo!

Por que fazer a manutenção de freios?

Os sistemas de freio automotivos estão cada vez mais aderindo à tecnologia, e com isso, tornando-se mais complexos. Por consequência, a manutenção preventiva tem se tornado algo cada vez mais essencial na rotina dos motoristas.

Portanto, sim, é extremamente importante fazer a manutenção de freios frequentemente, caso contrário, é possível que os problemas causem acidentes graves.

Devido a complexidade desse sistema que envolve que 15 componentes, entre eles: pastilhas de freios, cilindro mestre, pinça de freio, disco, entre outros, é preciso ficar atento com alguns sinais.

Veja a seguir os sintomas que indicam que algo está errado com o sistema de freios e fique atento:

Principais problemas no sistema de freios

Trepidações
Se ao frear durante a direção, você sentir que o volante está trepidando, isso pode ser um motivo de correr para uma oficina para fazer a manutenção de freios. O disco de freio pode estar empenado.

Frenagem longa
Pedais fundos ou enrijecidos, podem apresentar problemas com o servo freio. Por isso, se sentir algum pedal duro, é preciso fazer uma avaliação, o que pode acarretar na troca deste aparelho.

Ruído de “ferro com ferro”
Ouvir também durante o processo de frear, um barulho semelhante ao de ferros se batendo, pode ser um aviso de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas. Elas são peças essenciais aos freios, pois regulam sua eficiência.

Pedal de freio
Na hipótese do pedal de freio estar baixo, pode haver falta de fluído ou indicar algum problema com o cilindro mestre ou servo. A falta de fluído é sinalizada, em alguns casos, no painel.

Luzes do painel
Não ignore os avisos do painel. Alguns motoristas costumam desconsiderá-los. Embora avise informações importantes, os mais experientes confiam mais em sua intuição. Mas, os manuais indicam perfeitamente o que cada alerta quer notificar ao motorista, avisando assim sobre motor, ignição, luz queimada e cinto de segurança, por exemplo.

Não espere o problema aparecer

Temos a velha mania de só dar atenção a algo quando este quebra, não é? Mas com os freios do carro é necessário adotar medidas mais responsáveis, pois a manutenção preventiva evita acidentes graves.

Adiar os reparos, mesmo que mínimos, pode fazer o problema aumentar e causar danos ainda maiores, colocando em risco os passageiros do automóvel e a sua própria vida.

Sendo assim, leve seu carro em um mecânico de sua confiança e especializado no assunto, para que haja uma checagem geral e identificação dos problemas, se for o caso. Nunca deixe a manutenção de freios para mais tarde e dê a segurança que você merece.

Está considerando trocar de carro? A Casty Motors tem o carro perfeito para você, com as melhores condições do mercado. Faça-nos uma visita, e escolha a melhor opção para a sua necessidade. Temos carros novos, seminovos e blindados!

Leia também:



Conheça nosso canal no YouTube

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone