Serviços Consignação de Veículos
Se você tem um veículo para vender, não pense duas vezes e traga ele agora aqui na Casty Motors! Nós avaliaremos seu carro, procurando valorizá-lo o máximo possível em relação ao seu valor de mercado. Entre em contato e saiba mais.
O Que É Consignação

A consignação consiste na ação de deixar um carro seminovo em uma concessionária ou loja — para que seja revendido e, nesse caso, o estabelecimento comercial escolhido serve como um intermediador. Para quem está com um veículo parado há muito tempo, esta é uma ótima opção para realizar a venda.
Esta ação não consiste apenas em deixar o carro na loja ou concessionária para que ele seja vendido, mas sim na elaboração de um contrato estipulando como essa parceria irá funcionar — o que chamamos de contrato de consignação.
Nesse contrato, estão presentes o consignante (proprietário do automóvel) e o consignatário (loja ou concessionária que receberá o carro). As partes envolvidas terão obrigações mútuas que devem ser discutidas antes de qualquer acordo ser oficializado.
Venda Consignada

A venda consignada é considerada um acerto comercial no qual um vendedor envia produtos a um comprador ou revendedor — que faz o pagamento somente quando os bens em questão são vendidos. Neste caso, o vendedor continua sendo o proprietário das mercadorias, até que elas sejam pagas na sua totalidade.
Na consignação, o dono da revenda sempre fica com uma parte do dinheiro, que é utilizada para possíveis despesas com o automóvel, como o pagamento da comissão do vendedor, impostos, entre outros.
Um dos principais benefícios desse processo é o fato da pessoa não precisar se preocupar em negociar o seu veículo, uma vez que a loja fica encarregada pela garantia e qualquer eventual responsabilidade sobre o automóvel.
Contrato de Consignação de Veículos

Na hora de preparar o contrato de consignação de veículos, além dos dados pessoais, existem documentos obrigatórios que comprovam as condições do automóvel e do negócio em si, são eles:
- Detalhes do carro: marca, placa, ano, cor, etc;
- Valor: precisa ser acordado entre o consignante e o consignatário o valor da venda do automóvel;
- Tempo para venda: em média, o prazo da venda é de 30 dias;
- Comissão: é importante definir o valor que o consignatário recebe sobre a venda;
- Prazo vencido: é fundamental registrar que, caso o prazo de venda vença, o veículo deve ser devolvido ao proprietário sem a cobrança de qualquer tipo de taxa o comissão;
- Condições do Veículo: a loja deve avaliar totalmente as condições do carro e elaborar um acordo para possíveis reparos;
- Determinar como será o procedimento em caso de desistências: se houver desistência durante o prazo de venda, é permitido a rescisão contratual sem ônus, contanto que a condição de pré-avisar a outra parte por escrito e com antecedência de, no mínimo, 3 dias, seja cumprida.
Após a venda, transfira o automóvel

Se a consignação do carro transcorreu bem, ou seja, o veículo foi vendido, não demore para realizar a transferência do mesmo. Dessa forma, ao regularizar a documentação, você evita que possíveis multas e outros problemas sejam de sua responsabilidade, mesmo que o carro já esteja com o novo dono.
Obrigações do consignante

O consignante tem como obrigação legal:
- Descrição do veículo: marca, placa, chassis, ano, cor;
- Detalhamento de possíveis equipamentos e acessórios instalados no veículo;
- Sinalização do estado atual do automóvel ;
- Registro da quilometragem rodada.
Obrigações do consignatário

Entre as obrigações do consignatário, está o cuidado do veículo entregue. Além disso, ele deve repassar o pagamento da venda do veículo e, caso não seja efetuada, preciso devolver o automóvel sem qualquer ônus – a não ser que um acordo diferente tenha sido elaborado.
A combinar entre os dois

É muito importante que o consignante e o consignatário definam um prazo para que a venda ocorra e que o vendedor possa estipular um preço mínimo e máximo, e o consignatário, o percentual de comissão da loja.